Pular para o conteúdo principal

Nem vaquinha de torcedores evitou rebaixamento do São Bento para a terceira divisão do Paulista

Associação Vamos Subir Bento!
Time sofreu com atrasos e despejos e vai disputar a Série A-3 do Estadual em 2012

Publicado no R7 em 12/04/2011

Atrasos de salários e despejo de hotéis marcaram a campanha do São Bento na Série A-2 do Campeonato Paulista. Nem mesmo uma vaquinha feita pelos torcedores impediu o rebaixamento para a Série A-3, terceira divisão no futebol no Estado.

A equipe de Sorocaba, que disputou a elite do Paulistão pela última vez em 2007, já começou mal a competição: levou de 3 a 0 do Guarani, em Campinas. A torcida, no entanto, se mostrava otimista com o trabalho do experiente técnico José Carlos Serrão, com passagens pelo São Paulo, e com uma parceria que prometia colocar bons jogadores na equipe. 

O dinheiro, porém, logo começou a faltar. Os jogadores receberam com atraso os salários de janeiro e a falta de bolas impedia o bom trabalho nos treinos. Resultado, o time passou boa parte do campeonato flertando com a zona de rebaixamento. 

Na campanha irregular, destacava-se o meia camaronês Steve, forte e com boa visão de jogo. No dia 19 de fevereiro, ele foi um dos destaques da boa vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, que dava à torcida alguma esperança não só de evitar o rebaixamento, mas de sonhar com o acesso. 

Depois do jogo, porém, ele escancarou que internamente as coisas não iam bem: horas antes da partida, contou, sua mulher havia ligado dizendo que estava sendo despejada do hotel em que a família estava morando, por falta de pagamento. 

Os atrasos continuaram, e semanas depois alguns jogadores, Steve entre eles, foram embora. Os que ficaram entraram em greve: recusaram-se a treinar e ameaçaram não disputar a partida contra o União Barbarense, em 5 de março. 

O time só foi para o jogo depois de receber uma visita de torcedores, que prometeram interceder, junto à diretoria e a empresários da cidade, para acertar os salários. Eles pegaram o ônibus, foram até Santa Bárbara d’Oeste e conseguiram um bom empate por 1 a 1 contra um rival direto na luta contra o rebaixamento. 

Nos dias seguintes, empresas da cidade fizeram doações e até os torcedores mais fiéis criaram uma vaquinha, para que todos pudessem contribuir. Foram arrecadados R$ 2.485,00. Em campo, porém, o time parou de render: perdeu os cinco jogos restantes e acabou rebaixado para a Série A-3, com uma campanha modesta de 18 jogos, apenas quatro vitórias, dois empates e 12 derrotas, 15 gols marcados e 31 sofridos. 

Para o ano que vem, fala-se novamente em parcerias, acordos e até na reativação do estádio Humberto Reale, que está abandonado há três décadas. O ex-diretor da CBF Américo Faria esteve em Sorocaba recentemente, representando uma empresa que está disposta a investir no clube, mas, hoje, o time não sabe nem se poderá disputar a Copa Paulista, competição que mantém em atividade os clubes do interior do Estado que não jogam nenhuma das divisões do Campeonato Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colaboradores alternam papéis de 'pais' e 'filhos' em asilo de Sorocaba

Lar São Vicente de Paulo tem capacidade para 110 pessoas; hoje, são 97. Na festa dos pais, neste sábado (10), poucos familiares participaram. Publicado no G1 em 10/08/2013 Em um asilo de idosos há histórias infinitas e uma curiosa alternância de papéis entre seus moradores e aqueles que os atendem. Ora os cuidadores agem como pais, que zelam pelos menores detalhes: acompanham o lento e cuidadoso andar, servem comida na boca, ajudam a pegar algo que caiu no chão. Em outros momentos, são os filhos carinhosos que ouvem atentamente as histórias em busca de aprendizado. O Lar São Vicente de Paulo, em Sorocaba (SP), é um desses lugares. Com capacidade para atender 110 pessoas, ele conta atualmente com 97 internos que são atendidos gratuitamente – alguns deles chegam por vontade própria, outros levados pelas famílias. A casa tem cerca de 100 funcionários e outro tanto de colaboradores voluntários. Vítor Negrini, conhecido como “Cuíca”, é um deles, há mais de 40 anos. Casado pela s

No interior de SP, família do caçula corintiano sofre e vibra com vitória

Parentes de Giovanni, 18 anos, pediram a presença do meia e se emocionaram com a vaga na final do Mundial de Clubes Publicado no Globoesporte.com em 12/12/2012 “Põe o Gi!”. Não tinham se passado nem dois minutos do jogo entre Corinthians e Al Ahly quando Tite levou a primeira “cornetada” de um grupo de corintianos reunidos em Sorocaba, no interior de São Paulo. Uma turma que vibrou muito quando, antes de a partida começar, a TV mostrou o banco de reservas do Timão. O foco de tanta atenção era o caçula entre os “23 samurais”: o meia Giovanni, de 18 anos, que preferiu ir para o Mundial, mesmo na condição de provável reserva durante toda a competição, a defender o Brasil no Sul-Americano Sub-20 que será disputado em janeiro, na Argentina. Sua mãe, Silvana, a avó, Iracema, e a irmã, Caroline, reuniram alguns amigos e familiares para assistir ao jogo no salão de festas do prédio em que vivem, num bairro de clásse média de Sorocaba, com direito a café da manhã e muita fes

"O Pan me projetou para o futebol", diz Jairzinho

Gazeta Press Astro da Copa de 1970 estreou com a camisa da seleção na competição disputada em São Paulo em 1963 Publicado no R7 em 07/04/2011 A conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de São Paulo, em 1963, foi o ponto de partida para a consagração internacional de Jairzinho. O craque, que seria uma das estrelas do tricampeonato mundial, em 1970, teve no Pan sua primeira chance com a camisa da seleção, e de lá saltou para estrelato. - É uma lembrança totalmente positiva a que eu tenho do Pan, porque foi esse título que me projetou para o futebol. Eu tinha 17 anos, já estava no juvenil do Botafogo. Fui convocado, jogamos, ganhamos a medalha de ouro e na volta eu já virei titular no ataque do Botafogo, que era o ataque bicampeão do mundo, com Garricha, Didi e Zagallo. Jairizinho deixou sua marca duas vezes na campanha do ouro: fez um gol na vitória por 10 a 0 sobre os Estados Unidos e outro nos 3 a 0 contra o Chile. O Brasil ainda venceu o Uruguai por 3 a 1 e,